Sexta, 21 de Janeiro de 2022 12:10
(35) 988158840
Geral VIAGEM, E O PET?

QUERO VIAJAR...MAS E O PET?

Quando se tutela animais todas as situações devem ser previstas. Uma viagem deve incluir na programação e com antecedência quem cuidará do seu melhor amigo

26/12/2021 10h06
154
Por: Redação 4
Foto: Internet
Foto: Internet

 

Renata Santinelli

É chegado o momento em que famílias se reúnem, muitas pessoas procuram o litoral para descansar, viagens são programadas. Mas também é chegada a época em que os abandonos de animais crescem de maneira vultuosa e são frequentes os acidentes domésticos envolvendo animais devido ao excesso de fogos de artifício com estampido que causa severos prejuízos aos animais. Outra situação muito comum são as viagens em família em que o animal não é incluído e ficam sob cuidados de terceiros.

Quando se tutela animais todas as situações devem ser previstas. Uma viagem deve incluir na programação e com antecedência quem cuidará do seu melhor amigo. Existem hotéis especializados, cuidadores no local (pet sitter) e muitas pessoas recorrem a uma rede de apoio como vizinhos e amigos para os cuidados necessários. É importante que falemos sobre todas essas situações.

Quanto aos hotéis especializados é importante ir ao local antecipadamente e verificar algumas questões básicas. A disponibilidade de locais individuais para animais mais ariscos; a segurança do local para evitar fugas; a presença de funcionários, inclusive nos períodos de maior stress. Converse, faça perguntas, oriente-se com outras pessoas que já deixam seus animais no local. Informe-se sobre os momentos de lazer, alimentação e a oferta de água.

Os hotéis tem a obrigatoriedade de informar aos órgãos competentes um médico-veterinário responsável, mesmo assim, deixe telefones de emergência, inclusive do seu médico-veterinário de confiança e o avise previamente. Uma dica importante: faça uma lista com a rotina do seu pet, descreva um pouco de seu comportamento e não esqueça de levar sua caminha e seus brinquedos favoritos. Além da ração, leve petiscos. Lembre-se que seu melhor amigo estará num local estranho e mantê-lo confortável é essencial.

Um serviço que tem crescido muito ultimamente é o de Pet Sitter. Cuidadores que vão até a sua residência. Nesse caso não muda muito dos hotéis. Combine previamente a frequência de idas e o tempo de permanência. Para cães e gatos que se assustam com fogos de artifício combine também a possibilidade de não deixa-los sozinho nos momentos mais críticos.

Deixe anotado tudo que for relevante. Peça informações sobre como os animais estão durante sua ausência. A regra de ouro também vale aqui: peça referências, converse com outras pessoas que utilizam o serviço. Deixe telefones de emergência e contato veterinário.

Ambos os serviços tem custo e variam de acordo com o número de animais e as exigências que cada um demanda. Pense que é um investimento para a qualidade de vida do seu pet!

Quando se utiliza a rede de apoio certifique-se de que a pessoa está de acordo em cuidar de um animalzinho. Veja a sua disponibilidade e boa vontade em realizar esta ajuda. Não demande mais do que a pessoa possa suportar e na dúvida, procure um serviço especializado com garantia de serviço. Deixe telefones de emergência e combine previamente os cuidados para com o pet.

O seu melhor amigo também é importante e merece todo o respeito e atenção. São muitos os casos de animais que sofrem muito com a irresponsabilidade de terceiros nessa época do ano. E jamais se esqueça que se a pessoa não providenciar os cuidados ao seu animalzinho configura crime de maus tratos e você também pode ser responsabilizado!

Divirta-se, passeie, descanse, mas jamais esqueça que cães e gatos são vidas sob sua responsabilidade e não podem ser privados de cuidados e atenção! Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 12h02 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 32°

29° Sensação
2.5 km/h Vento
57.1% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.