Sexta, 21 de Janeiro de 2022 11:09
(35) 988158840
Geral MATA ATLÂNTICA

Governo lança Plano Estadual de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Documento prevê um diagnóstico do bioma em Minas, com ações de regularização, fiscalização e incentivo à agricultura sustentável e proteção à fauna

05/01/2022 21h16
80
Por: Redação 4 Fonte: Agência Minas
Foto: Evandro Rodney
Foto: Evandro Rodney

 

Da Redação

Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou nesta quarta-feira (5/1), durante Webinar  Especial IEF 60 anos, o Plano Estadual de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica,  resultado da parceria do IEF com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O documento prevê o desenvolvimento de um diagnóstico do bioma em Minas Gerais, com ações de recuperação, regularização e fiscalização ambiental, além de incentivo à agricultura sustentável e proteção da fauna, a serem implantados nos próximos cinco anos.

De acordo com o gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas do IEF, Thiago Gelape, o Plano Estadual de Preservação da Mata Atlântica deverá estabelecer uma interface com o Programa de Regularização Ambiental (PRA), mantido pelo governo federal e gerido pelo IEF em Minas.

“O PRA tem por objetivo estimular a regularização de imóveis rurais via recuperação/restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Uso Restrito (AUR), promovendo uma economia voltada à restauração de áreas verdes no estado. Dessa forma, o programa está diretamente relacionado às ações previstas no Plano Estadual de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica”, explica o gerente.

Referência

Na abertura do evento, que marcou as comemorações dos 60 anos de existência do IEF, a diretora-geral do órgão, Maria Amélia Mattos, ressaltou a importância do Instituto e como ele se tornou referência para o desenvolvimento sustentável por meio da execução de suas políticas florestais e de proteção à biodiversidade em Minas. Ela também parabenizou os servidores do IEF e todos aqueles que participaram da história dele nessas seis décadas. “Muito já foi realizado ao longo desses anos e muitas outras conquistas virão, sempre a partir do trabalho conjunto e do empenho pessoal de cada um de nós. Vida longa ao IEF”, frisou.

Na oportunidade, também foi lançado oficialmente o hotsite IEF 60 anos. A página reúne um conteúdo exclusivo, com reportagens especiais, vídeos, depoimentos de servidores, além de uma linha do tempo com a história do Instituto desde sua fundação, em 1962. O conteúdo será atualizado ao longo de todo mês de janeiro e pode ser acessado em 60anos. Ief.mg.gov.br.

Clique aqui para assistir o Webinar Especial IEF 60 anos na íntegra

Para ficar por dentro dos conteúdos comemorativos pelos 60 anos do IEF, acompanhe a rede social em @meioambienteminasgerais.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 11h01 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 32°

25° Sensação
4 km/h Vento
62.3% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.