Por Luciana Coelho
A Balança Comercial é um indicador absurdamente importante para todos os países. O conceito de balança comercial refere-se ao resultado da diferença entre as exportações e importações que um país realizou em um determinado período.
A taxa de câmbio, valor de uma moeda em relação a outra, é um dos principais fatores que interferem na balança comercial. Quando uma moeda tem valorização ou desvalorização em relação a outra, as movimentações de importação e exportação são diretamente afetadas.
Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável quando ele exporta mais do que importa. Do contrário dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.
Confira o vídeo sobre o tema:
Alguns dos produtos mais importados pelo Brasil
Adubos ou fertilizantes químicos
Óleos combustíveis de petróleo
Produtos da indústria de transformação
Medicamentos e produtos farmacêuticos
Válvulas e tubos termiônicos
Alguns dos produtos mais exportados pelo Brasil:
Soja
Óleos Brutos de Petróleo
Minério de Ferro
Óleos Combustíveis de Petróleo
Carne Bovina fresca, refrigerada ou congelada
Café não torrado – Participação 2,6%
Carnes de Aves e suas miudezas entre outros
Como somos um país emergente, subdesenvolvido acaba que exportamos mais do que importamos. Exportamos muito minero de ferro, produtos alimentícios, comodidites agrícolas como milho, soja, café, petróleo e por exportarmos mais do que comprarmos, temos uma balança superavitária.
Já no caso dos EUA a sua balança comercial é deficitária porque ele compra muito, importa mais do que exporta, é um grande consumidor para o mundo, lembrando que para eles isso não é um problema para eles pois todas balanças comerciais do mundo é em dólar sendo que 85% de todas transações comerciais do mundo são feitas em dólar, por isso o câmbio importante tanto.
Dois pontos importantes aqui:
Quando o país é deficitário importa mais que exporta ele tem de ter reservas cambiais isso tem de ser coberto pelo banco central daquele país.
Quando o país é superavitário que é nosso caso, isso vai para benefício da economia, isso soma no PIB.
Veja um exemplo de como a balança comercial afetou num passado recente a nossa economia.
Na Pandemia tivemos uma balança muito positiva porque tivemos muita saída de dólar do que entrada, por conta da preocupação com a pandemia e sermos um pais emergente, e isso fez as empresas aqui do brasil exportassem mais do que importasse, estava compensando muito o real desvalorizado e dólar valorizado, eu vendendo em real e recebendo em dólar então passamos a ter muito mais reais por dólar e isso gerou uma balança superavitária e preço do dólar ajudou muito no nosso PIB ficando muito melhor do que o esperado.
Nos acompanhe nas outras redes:
Instagram Canal - https://www.instagram.com/investiment
Instagram Luciana - https://www.instagram.com/lucianaquantun
Instagram Robson - https://www.instagram.com/robsonquantun
Facebook - https://www.facebook.com/canalinvesti
Corretora Quantun
Instagram - https://www.instagram.com/quantuninve
Facebook - https://www.facebook.com/quantuninves
Mín. 18° Máx. 31°