Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 00:08
(35) 988158840
Saúde 7640 DOSES

Regional de saúde de Alfenas recebe mais doses das vacinas contra a Covid-19

As vacinas foram entregues por via aérea e serão distribuídas para as 24 cidades que são atendidas pela regional

28/01/2021 17h10 Atualizada há 2 semanas
917
Por: Redação 4
A entrega das vacina ocorreu no aeroporto de Alfenas e contou com o apoio da polícia militar/Foto: Assessoria URS
A entrega das vacina ocorreu no aeroporto de Alfenas e contou com o apoio da polícia militar/Foto: Assessoria URS

Américo Passos

A vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais e em Alfenas teve início após o governo federal começar a distribuição das vacinas coronavac no último dia 18, produzidas pelo Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

A unidade regional de saúde de Alfenas recebeu as primeiras doses no último dia 19, conforme reportagem de O Alfenense, e o início da vacinação deu-se com os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

Nesta quinta-feira, a regional recebeu mais doses, sendo que neste lote vieram 4140 doses da vacina Coronavac e 3500 doses da AstraZeneca, produzida pela Universidade de Oxford da Inglaterra em parceria com a empresa AstraZeneca, cuja vacina é importada da Índia e no Brasil será produzida pela Fiocruz.

Segundo a superintendente da unidade regional de saúde de Alfenas, Thaís Prado, devido à quantidade de vacinas disponíveis está sendo seguido um cronograma de vacinação e a quantidade de doses disponibilizadas para cada cidade é feita pela secretaria de estado da saúde, de acordo com critérios e quantitativo já existentes.

Thaís Prado, da URS de Alfenas, afirma que todos serão imunizados, mas que será aos poucos, seguindo os critérios da vacinação da SES-MG/Foto: Gilson Leite

A vacinação acontece em duas doses e, para que não aconteça nenhum problema devido a ter vacinas provenientes de laboratórios diferentes e frascos com dosagens distintas, será feita uma reunião com os responsáveis pela vacinação nos municípios, com a coordenadora de epidemiologia da regional, quando serão informados as questões técnicas e os procedimentos que devem ser adotados, explica Thaís Prado.

A superintendente informa que, devido a esses cuidados que devem ser tomados, as vacinas começam a ser entregues aos municípios a partir da próxima semana, com agendamento junto à regional para a retirada dos frascos das vacinas disponíveis.

Funcionárias da URS de Alfenas receberam as vacinas e começaram a armazenagem para depois realizarem a distribuição/Foto: Assessoria URS

Vacinação em Alfenas

Por meio da assessoria de imprensa da prefeitura de Alfenas, a secretária de saúde Deyv Cabral de Assis informou que a Secretaria de Saúde encaminhou ao Ministério Público a relação com os dados referentes às pessoas que receberam a primeira dose do imunizante, para dar ciência de todo o processo de vacinação contra a Covid-19 que vem sendo executado no município.

A secretária esclareceu que o Ministério Público recebeu da Câmara Municipal um requerimento com os dados referentes a quem recebeu a vacina, mas que não pode ser divulgado por lei. No tocante à divulgação das pessoas que receberam a vacina no município, lembra-se o fato que gerou muita repercussão na cidade, conforme mostrou a reportagem de O Alfenense, em polêmica gerada quando uma cuidadora de casa terapêutica publicou em rede social ter sido imunizada contra a Covid-19.

Em relação às novas doses da vacina que serão disponibilizadas para Alfenas, a secretária afirma que aguarda manifestação do estado para que estas vacinas sejam retiradas da regional para dar sequência ao cronograma de vacinação no município, seguindo os critérios do ministério da saúde.

Abaixo tabela com os dados das doses de vacinas enviadas às regionais em Minas Gerais:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.