Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 01:05
(35) 988158840
Educação VOLTA ÀS AULAS

Secretário de educação de Alfenas esclarece que volta às aulas será somente por meio virtual na rede municipal

Em março, as escolas retomam as atividades em Alfenas de forma virtual

01/02/2021 23h46 Atualizada há 4 semanas
4.523
Por: Redação 4
Escolas da rede municipal de ensino retomam as atividades remotas em março/Foto: Gilson Leite
Escolas da rede municipal de ensino retomam as atividades remotas em março/Foto: Gilson Leite

Américo Passos

As escolas municipais de Alfenas vão retomar as atividades escolares de forma remota no início de março, conforme informou o secretário de educação de Alfenas Evandro Lúcio Corrêa, durante entrevista ao O Alfenense.

Em relação à rede de ensino particular, o secretário adiantou que é uma questão discutida diretamente entre os representantes destas escolas, o gabinete de enfrentamento à Covid-19 e o executivo municipal, juntamente com o ministério público.  

Evandro explica que na rede pública as discussões estão ocorrendo com o conselho municipal de educação juntamente com órgãos do estado. A cidade aderiu ao programa Minas Consciente e, pelo programa, a cidade e a região estão na onda vermelha e, desta forma, segue-se o que o estado determina, sendo impossível pensar em uma volta às aulas presenciais.

São quase 12 mil alunos entre os da rede municipal e da rede estadual na cidade e isso daria uma movimentação muito grande de pessoas caso as aulas voltassem de forma presencial, explicou o secretário.

 Evandro Lúcio Corrêa ressaltou que neste momento será mantido as aulas remotas na rede municipal/Foto: Gilson Leite 

Evandro destaca que foi realizada uma reunião com os secretários municipais de educação e os representantes da superintendência regional de educação para a discussão de estratégias para um possível retorno, mas, neste momento e enquanto não houver segurança para todos os profissionais da educação, para alunos e suas famílias, terão de ser feitas muitas discussões neste sentido.

Outro ponto sensível na questão da volta às aulas presenciais é em relação ao transporte escolar, que na cidade é feito com alunos da rede municipal e estadual, conjuntamente. Sendo assim, para não haver problemas referentes ao calendário escolar, é necessário pensar em todos e as aulas presenciais devem retornar de forma conjunta com a rede estadual, destacou o secretário.

Evandro afirma que o ano letivo de 2021 terá início de forma remota, como estava sendo no ano passado, e quando entrarmos na onda verde do Minas Consciente, já há um planejamento tanto do estado quanto do município para que as atividades voltem de forma segura a todos.

Seguimos no ensino remoto o mesmo conteúdo dos PETS (programa de estudo tutorado do estado), com um conteúdo complementar produzido pelo município no site educa.alfenas.mg.gov.br, além dos conteúdos em vídeo de aulas gravadas pelos professores da rede municipal, apostilas impressas que podem ser retiradas nas escolas, o que garante o aprendizado dos alunos, destacou o secretário.

Evandro informou que as matrículas e rematrículas na rede municipal irão acontecer do dia 01 a 12 de fevereiro, sendo importante evitar aglomerações e seguir os protocolos de prevenção à Covid-19.

A volta às aulas na rede municipal de educação de forma remota está programada para o dia 01 de março e na rede estadual para o dia 08 de março. Um possível retorno das aulas presenciais ocorrerá somente quando tudo estiver certo para proporcionar segurança aos alunos, professores, funcionários e demais pessoas envolvidas na área da educação, enfatiza o secretário Evandro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.