Américo Passos
Os aplicativos de mobilidade urbana são um produto que veio para se consolidar em meio a esta nova realidade em que vivemos hoje, que é a pandemia do Covid-19, que impôs uma série de restrições a nossa sociedade, relata Fernando José Pereira, diretor geral do Garupa, aplicativo de mobilidade urbana de Alfenas.
O diretor geral do Garupa, ressalta que o aplicativo de mobilidade, assim como os setores de farmácia, supermercado cresceram muito neste período, ficando atrás apenas do agronegócio.
O aplicativo se consolidou por ser uma modalidade que oferece um serviço seguro para o usuário que o aciona de forma digital, fazendo uso de um telefone celular, e é atendido em sua casa ou no local em que se encontra, podendo fazer o pagamento de forma digital, sem contato físico, diferente de outros meios que ainda utilizam dinheiro ou cartões para pagamento, evitando os riscos de contaminação por Covid-19, o que contribuiu para o crescimento do serviço de aplicativo de mobilidade Garupa ressaltou Fernando José.
Fernando José ressalta que a empresa em breve terá um call center em Alfenas e vai gerar mais emprego e renda na cidade/Foto: Gilson Leite
Fernando José explica que um dos fatores que contribuíram para que o aplicativo de mobilidade Garupa se consolidasse, foi o fomento da economia com o auxílio emergencial que fez com que surgisse um novo seguimento de clientes que até então não faziam uso de aplicativo de mobilidade, que era restrito a jovens, estudantes e pessoas que tinham acesso a esta tecnologia.
Os consumidores das classes C e D, ficaram sem os tradicionais serviços de transporte devido as restrições da pandemia e a necessidade de se locomoveram levou a utilização do aplicativo de mobilidade principalmente o Garupa o que se refletiu na expansão e crescimento do serviço em Alfenas e em outros locais onde o Garupa atua beneficiando esta população que necessita de mobilidade com segurança e qualidade destacou o diretor geral do Garupa.
Aplicativos de mobilidade
A New Soluções Tecnológicas é a empresa responsável pelo Garupa em Alfenas e hoje empregamos 8 pessoas nas quatro cidades em que temos prestamos o serviço de mobilidade urbana, destaca o diretor geral do Garupa.
Os aplicativos de mobilidade urbana estão em transformação e nunca vão estagnar e nós do Garupa estamos evoluindo e temos projetos para o futuro principalmente para a nossa sede que é em Alfenas, a cidade pela qual temos carinho e mais três filias no estado relata Fernando José.
Estamos em implantação do projeto de um call center para centralizar todas as operações em Alfenas e desta forma estremos gerando mais oito empregos na cidade contribuindo com a melhoria da renda dos funcionários e aumento da arrecadação para o município, declara o diretor geral do Garupa.
Para a prestação dos serviços de mobilidade através do aplicativo Garupa os carros utilizados na frota de motoristas parceiros têm no mínimo 8 anos e os da frota própria que são 10 veículos tem menos de 2 anos são do ano de fabricação 2019 ressalta Fernando José.
O diretor geral do Garupa explica que a frota de veículos está sempre em renovação e os atuais veículos estão sendo trocados e para o futuro os veículos serão todos híbridos, já dando um passo ruma a eletrificação da frota quando os veículos elétricos estiverem disponíveis e acessíveis serão adquiridos porque a empresa tem uma responsabilidade social e se preocupa com a emissão de poluentes e a preservação do meio ambiente, já se adequando para o futuro.
Segurança
Fernando José explica que em relação à segurança a empresa de aplicativos de mobilidade urbana Garupa é muito rígida e segue a lei 13640/2018, que regulamentou o transporte remunerado privado individual de passageiros, para a prestação do serviço
A empresa solicita de todos os motoristas certidão de antecedentes criminais, e que deve ser renovada mensalmente, tem seguro de acidente por morte para os motoristas e que todos contribuem para a previdência social, ressalta o diretor geral do Garupa.
Fernando José esclarece que os motoristas parceiros do aplicativo Garupa também tem segurança porque o aplicativo só funciona para quem quiser contratar os serviços se for preenchido com todas as informações cadastrais do futuro usuário como CPF, identidade e foto.
O protocolos de segurança contra Covid-19 também estão sendo seguidos conforme determina os órgãos de saúde e o decreto e a lei municipal que estão em vigor e que tratam do assunto, com o uso de máscara pelos motoristas, álcool em gel disponível e a higienização do veículo, destacou o diretor geral do aplicativo Garupa.
Garupa
O aplicativo de mobilidade Garupa está completando um ano e um mês, desde o início de suas atividades, que ocorreram em 02 de dezembro de 2019. Hoje a plataforma tem 14 mil clientes cadastrados e desses 8 mil estão ativos fazendo uso regular do aplicativo para a mobilidade e conta com 70 motoristas parceiros que fazem cerca de 17 mil corridas por mês, destaca Fernando José.
O diretor geral do Garupa, enfatiza que dos 70 motoristas parceiros 25 são mulheres que prestam o serviço com a mais alta qualidade e dedicação por parte desse grupo de motoristas que se destacam entre os profissionais que atuam com o aplicativo.
Juliana Cássia Gonçalves, é um exemplo de quem encontrou uma alternativa de trabalho ao integrar o time do Garupa. Ela conta que trabalhava como garçonete e com a pandemia ficou desempregada, seu marido já é motorista parceiro a 7 meses no Garupa.
Juliana deixou de ser garçonete e agora atua como motorista de aplicativo no Garupa/Foto: Gilson Leite
Juliana afirma que é uma nova oportunidade e está a três semanas trabalhando com o aplicativo Garupa e já tem muita história pra contar dos passageiros que transporta e já tem até cliente que só busca seu atendimento e que já fez alguns amigos.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. ° Máx. °