Terça, 02 de Março de 2021 10:42
(35) 988158840
Cidades FEDERAL FM 101,3 MHz

Nas ondas do flashback, a rádio Federal FM se consolida na preferência dos ouvintes de Alfenas e região

Com uma programação com sucessos que marcaram época, a rádio Federal FM é a preferida de quem gosta de ouvir rádio

12/02/2021 18h09 Atualizada há 3 semanas
639
Por: Redação 4
Rádio Federal FM funciona no prédio histórico da Unifal-MG no centro de Alfenas/Foto: Gilson Leite
Rádio Federal FM funciona no prédio histórico da Unifal-MG no centro de Alfenas/Foto: Gilson Leite

Américo Passos

O rádio, desde a sua criação, se tornou um importante veículo de entretenimento e informação que, ao longo dos anos, vem se adaptando às transformações da sociedade e a nossa evolução tecnológica.

Para além de aparelhos convencionais, as emissoras de rádio podem ser ouvidas em diversos dispositivos, como em computadores e notebooks com acesso à internet ou em smartphones com aplicativos disponibilizados para serem instalados nos telefones.

A Rádio Federal FM, emissora educativa da FACEPE, Fundação de Apoio à Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG, pode ser sintonizada na frequência 101,3 MHz e vem se destacando com a sua programação musical flashback, dispondo de redes sociais, site e aplicativo.

O Prof. Dr. Eduardo Tonon de Almeida, Presidente da FACEPE, relata que a emissora entrou em operação com as transmissões em caráter experimental em 2017, no dia 25 de setembro, dia do rádio e do nascimento de Roquete Pinto, que é o patrono da radiodifusão brasileira.

Equipe de professores e membros da Facepe que viabilizaram a instalação e funcionamento da rádio Federal FM/Foto: Arquivo Federal FM

Uma equipe formada pelos professores Marlus Pinheiro Rolemberg, Eduardo Tonon de Almeida, pelo engenheiro Charles Guimarães Lopes, por Lauder Vieira Fabiano e Agnaldo da Silva Tomaz contribuiu para que a rádio Federal FM se viabilizasse com a aquisição dos equipamentos e pudesse entrar em operação, ressalta o Prof. Eduardo Tonon.

Prof. Dr. Eduardo Tonon explica que a emissora está operando com 1000 Watts de potência, o que garante uma melhor cobertura do sinal na cidade de Alfenas e em outras da região. Para manter as operações, a emissora agora busca parcerias com empresas e com o comércio local em forma de apoio cultural, dado ser uma emissora educativa parte da FACEPE, uma fundação sem fins lucrativos.

O estúdio da rádio Federal FM está localizado na área central de Alfenas/Foto: Arquivo Pessoal Prof. Eduardo Tonon

O estúdio da rádio Federal FM 101,3 MHz está instalado no prédio histórico da UNIFAL-MG, localizado na Praça Emílio da Silveira, nº 45, no centro de Alfenas, de onde irradia a programação musical para Alfenas e região com o slogan “Federal FM – Cultura e entretenimento a todo momento”, levando conteúdo cultural de qualidade, com locução de Sebastião Meira e programação musical de Eduardo Tonon. 

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.