Terça, 02 de Março de 2021 10:34
(35) 988158840
Geral CAUSA ANIMAL

O Brasil possui cerca de 35 milhões de animais abandonados ou em situação de risco

A carência total de políticas públicas para animais aliado a um descontrole populacional crônico gera sérios problemas a sociedade e aos animais

14/02/2021 09h51 Atualizada há 2 semanas
1.384
Por: Redação 4
A causa animal é tema de discussão em todo o mundo/Foto:http://www.animalequality.org.br
A causa animal é tema de discussão em todo o mundo/Foto:http://www.animalequality.org.br

Renata Santinelli

Proteção Animal, que bicho é esse?

Com muita satisfação que inicio minha coluna semanal no Jornal O Alfenense. E para esta primeira semana vamos falar sobre o que é a Proteção Animal e o que significa ser protetor. Bora ler, curtir comentar e compartilhar?

Cachorros, gatos, cavalos, aves, animais silvestres, animais de fazenda estão diariamente estampando as redes sociais no Brasil. São milhares de vídeos mostrando esta interação entre pessoas e bichos que despertam “curtidas” e provocando milhares de visualizações.

Por outro lado, Organizações de Proteção Animal são presença massiva nas redes denunciando maus tratos, divulgando o trabalho, pedindo doações e incentivando a adoção de animais abandonados.

O Brasil possui cerca de 35 milhões de animais abandonados ou em situação de risco (IBGE), a carência total de políticas públicas para animais aliado a um descontrole populacional crônico gera cenas diárias espalhadas por todo país que mostra cada dia mais a necessidade de uma proteção animal organizada e consciente no seu papel primário que é transformar a sociedade e a forma como enxergamos os animais.

As entidades de proteção animal no Brasil surgiram no final dos anos 1800 e ganharam força nos anos 1930, porém somente a partir da década de 1980 que a proteção animal começa a se consolidar na forma que conhecemos hoje. A proteção animal moderna busca agir de forma mais técnica e com pensamento no coletivo, modificando as leis e criando um arcabouço de políticas públicas para animais eficazes.

Os passos foram bem sólidos, porém ainda há muito que se discutir e orientar principalmente no que tange a forma como nos relacionamos com os animais não humanos, e isto inclui todos os animais.

Na próxima semana falaremos sobre quem é o protetor e quais suas reais funções. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

14 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Alfenas - MG
Atualizado às 10h22 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

28° Sensação
14.9 km/h Vento
63.6% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio