Quarta, 12 de Maio de 2021 15:40
(35) 988158840
Política CADASTRO SUS

Usuários cadastrados no SUS em Alfenas passam de 140 mil pessoas

Vereador Ratinho levantou a questão durante reunião da Câmara municipal

16/02/2021 15h40 Atualizada há 3 meses
474
Por: Redação 4
Último recadastramento de usuários do SUS em Alfenas foi realizado na década de 90 segundo vereador/Foto: Gilson Leite
Último recadastramento de usuários do SUS em Alfenas foi realizado na década de 90 segundo vereador/Foto: Gilson Leite

Américo Passos

O vereador Evanílson Pereira de Andrade, mais conhecido como Ratinho do partido PP, fez um pronunciamento durante a sessão da Câmara Municipal de Alfenas do último dia 08 de fevereiro em que enfatizou sobre o número de pessoas cadastradas como usuários do SUS na cidade.

Ratinho relatou que o total de pessoas cadastradas no município como usuários do SUS é de 146.194 (cento e quarenta e seis mil e cento e noventa e quatro pessoas), conforme documento disponibilizado pela empresa Vivver Sistemas de Gestão em Saúde Pública que atua no município com data de 08 de fevereiro de 2021, que pode ser visto no link.

Alfenas segundo dados do IBGE em 2020 tinha uma população estimada de 80.494 habitantes, que é bem menos do que o número de pessoas cadastradas como usuárias do SUS, mesmo somando a população flutuante que chega a umas 20 mil pessoas, o que pode estar prejudicando os moradores da cidade que necessitam de atendimento ressaltou o vereador.

Confira o vídeo com a fala do vereador Evanílson Pereira de Andrade/Ratinho:

Durante entrevista ao O Alfenense, Ratinho relatou que o último recadastramento realizado na cidade foi entre os anos de 1994 e 1995 e que esse número de pessoas a mais cadastradas como usuárias do SUS é relativo a não ter um recadastramento periódico.

Ratinho destacou que um dos problemas é que muitas pessoas de cidades da região e que possuem parentes com residência na cidade utilizam o endereço para se cadastrarem e fazerem uso do SUS em Alfenas, fazendo com que muitas pessoas da cidade que necessitam de consulta ou exames especializados nas áreas de oftalmologia, ortopedia e cardiologia por exemplo fiquem anos aguardando atendimento.

População de Alfenas pode estar sendo prejudicada por esse número de usuários cadastrados no SUS afirma Ratinho/Foto: Gilson Leite

O vereador ressaltou que fez uma indicação para que a Prefeitura através da Secretaria de Saúde possa tomar conhecimento e realizar a correção através do recadastramento dos usuários do SUS na cidade.

Secretaria de Saúde

A Secretária de Saúde de Alfenas, Deyv Cabral de Assis respondeu os questionamentos do O Alfenense, sobre o número de pessoas que constam no cadastro de usuários do SUS na cidade.

A secretária ressalta que, em relação ao cadastro municipal de usuários do SUS, que o município possui uma população flutuante significativa em virtude das duas grandes Universidades aqui instaladas.

Essa população flutuante possui o direito de usar o serviço municipal de saúde e de se cadastrar nas unidades básicas, dessa forma uma vez cadastrados muitos indivíduos ao deixarem Alfenas, não procuram as unidades para cancelar o seu cadastro, gerando no banco de dados municipal um quantitativo de cadastros que não condiz com a realidade, destacou a Secretária de Saúde.

O não cancelamento dos dados pelos usuários que deixam a cidade, estão gerando inconsistência nos dados afirma Deyv Cabral/Foto: Arquivo Pessoal

Deyv Cabral ressaltou que o processo de atualização dos cadastros é importante e necessário e vem sendo feito gradativamente pela Secretaria de Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde, os quais tiveram suas atividades suspensas durante a pandemia, prejudicando esse processo.

Segundo a Secretária cabe destacar que para muitos agendamentos especializados é solicitado ao indivíduo a cópia de um comprovante de endereço o que minimiza o uso da rede por pessoas de outros municípios.

A Secretaria de Saúde reforça seu compromisso em garantir um SUS de qualidade para os munícipes de Alfenas enfatizou Deyv Cabral.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 15h18 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

27° Sensação
13.3 km/h Vento
33.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio