Terça, 09 de Março de 2021 07:25
(35) 988158840
Saúde VACINA 70 ANOS

Prefeitura de Alfenas prioriza cadastro de idosos para vacinação contra Covid-19

Idosos de 90 anos ou mais foram os primeiros a serem imunizados neste grupo prioritário agora o cadastro é para acima de 70 anos

19/02/2021 15h19 Atualizada há 2 semanas
184
Por: Redação 4
Após cadastro idosos acima de 90 anos foram imunizados em casa pela equipe de vacinação do município/Foto: Tatiane Barbosa (Central de Vacinas)
Após cadastro idosos acima de 90 anos foram imunizados em casa pela equipe de vacinação do município/Foto: Tatiane Barbosa (Central de Vacinas)

Américo Passos

A imunização contra Covid-19 está ocorrendo no país conforme estão sendo disponibilizadas as doses das vacinas aos estados que posteriormente disponibilizam às Regionais de Saúde, no caso de Minas Gerais, que posteriormente fazem a distribuição aos municípios conforme quantitativo de doses pré-estabelecidos.

A última remessa de vacinas enviada a Regional de Saúde foi em 10 de fevereiro e neste terceiro lote, Alfenas recebeu 1280 doses dos imunizantes que foram utilizadas para aplicar nos grupos prioritários desta fase que são os profissionais de saúde e os idosos de 90 anos ou mais.

Em Alfenas, os idosos deste grupo de 90 fizeram um cadastro através da internet ou nos PSFs, conforme divulgado pelo O Alfenense no último dia 11 de fevereiro para serem imunizados.

Agora a prefeitura abriu um novo cadastro para idosos acima de 70 anos para receberem as doses da vacina assim que elas forem disponibilizadas para a cidade conforme esclareceu a coordenadora da Central de Vacinas Tatiane Costa Barbosa.

Aenção! Pessoas acima de 70 anos devem fazer o cadastro no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGtHxRBArBrR9sklThUHHw9Cl6vQzV7bY16Q_teYQAsQ-dSA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628

A coordenadora da Central de Vacinas explica que no início da vacinação, quando a cidade recebeu as primeiras doses, as vacinas vieram apenas para imunizar profissionais de saúde, idosos institucionalizados e os profissionais dessas instituições e também das residências terapêuticas.

Tatiane Barbosa ressalta a necessidade do cadastro para poder imunizar todos que necessitam que estão no grupo prioritário/Foto: Gilson Leite

Na segunda remessa as doses vieram exclusivamente para os profissionais de saúde e conseguimos ampliar a imunização desse grupo prioritário que foram os profissionais da  rede de atenção básica, laboratórios, coleta, grupo de imagem, SAMU e iniciamos imunização dos profissionais das unidades especializadas, mas as vacinas acabaram e daremos continuidade quando tivermos mais disponíveis para este grupo. Conseguimos imunizar 50% dos profissionais enfatiza Tatiane Barbosa.

Tatiane Barbosa ressalta que agora na terceira remessa as doses da vacina foram para os idosos acima de 90 anos, um total de 421 doses e foi necessário realizar o cadastro para a vacinação pois não tínhamos o número real de pessoas no município nessa faixa etária que seriam imunizadas. Por ser uma população com dificuldade de locomoção, algumas acamadas outras domiciliadas, optamos por realizar a vacinação casa a casa para melhor atender estas pessoas, e mesmo assim alguns idosos ainda não foram localizados, mas as vacinas estão retidas para atender estas pessoas.

Com o cadastro conseguimos ver o numero real de pessoas acima de 90 anos em nossa cidade e o que está possibilitando a vacinação de pessoas entre 85 e 89 anos, mas as doses disponíveis não serão suficientes e teremos que aguardar outra remessa para a continuidade da imunização relata a coordenadora da Central de Vacinação.

Confira a reportagem em vídeo sobre a imunização contra Covid-19 em Alfenas:

Tatiane Barbosa enfatiza que agora está aberto o cadastro para pessoas com idade acima de 70 anos para que se tenha conhecimento do quantitativo de pessoas a serem imunizadas para quando novas doses da vacina forem disponibilizadas.

Segundo a coordenadora da Central de Vacinas à medida que as vacinas forem chegando elas serão disponibilizadas de forma gradativa reduzindo a idade dos grupos sempre de 5 em 5 anos, dos mais velhos para os mais novos.

Tatiane Barbosa conta que como profissional de saúde a atual situação é extremamente difícil, pois as vacinas estão vindo aos poucos e isso é um desafio na hora de se priorizar quem é prioritário e deve ser imunizado. E para um melhor controle de tudo o que está sendo feito ela divide a responsabilidade com mais duas pessoas para atuarem de forma a que todos sejam imunizados conforme o cronograma do Ministério da Saúde, seguindo a ordem dos grupos prioritários e seu desejo é que toda a população seja vacinada o mais breve possível.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Atendimento de segunda à sexta-feira – das 7h às 11h e das 13h às 17h horas 

Praça Dr. Emílio da Silveira, 68 – Centro

Telefone: (35) 3698 -1372 / (35) 3698-2152 / (35) 3698-1386

E-mail: [email protected]

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 07h00 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

17° Sensação
12.1 km/h Vento
88.6% Umidade do ar
90% (11mm) Chance de chuva
Amanhã (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (11/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio