Terça, 02 de Março de 2021 10:48
(35) 988158840
Tecnologia NANOSCÓPIO

Projeto viabilizado pelo Governo de Minas é capa da revista Nature

Equipamento concebido na UFMG é tema de estudo e destaque em uma das maiores publicações científicas do mundo

19/02/2021 16h45 Atualizada há 1 semana
68
Por: Redação 4
Detalhe de parte do sistema óptico utilizado na construção do nanoscópio/Acervo Codemge
Detalhe de parte do sistema óptico utilizado na construção do nanoscópio/Acervo Codemge

Da Redação

O projeto Nanoscópio é capa da última edição da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo, divulgada nesta quinta-feira (18/2). Realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Senai-Cimatec, com apoio do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Nanoscópio visa à criação de um nanoscópio, dispositivo que permite a análise em alta resolução de estruturas nanométricas, como átomos e moléculas.

O estudo divulgado na Nature revela, a partir da aplicação do equipamento, imagens inéditas de bicamadas de grafeno. Esse é um sistema que se torna supercondutor, ou seja, que conduz eletricidade sem resistência quando a rotação entre as camadas é de um valor específico.

Essas propriedades não poderiam ser acessadas sem a existência do nanoscópio. “A partir dessa tecnologia, podemos estruturar uma indústria que coloque o Brasil na fronteira do conhecimento em diversos campos”, afirma o professor Ado Jório, líder do grupo de trabalho que levou à criação do estudo. “O microscópio fez com que saíssemos do olho nu e fôssemos para o micro. A criação do nanoscópio permite que saiamos do micro e cheguemos ao nano, um aumento de resolução em 1.000 vezes”, explica.

 Revista Nature - Imagem de capa / Cassiano Rabelo

Protótipo

O equipamento está em fase de construção do protótipo pré-comercial e já rendeu nove patentes. A tecnologia está pronta para ser transferida à indústria. “Aportes na ciência e no desenvolvimento científico são considerados investimentos, mas isso só é fato se completamos o ciclo para que o conhecimento gere frutos para a sociedade”, frisa Jório.

O projeto, que também recebe incentivo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), faz parte do portfólio da Codemge desde 2018. Sobre o reconhecimento do Nanoscópio pela publicação, o presidente da companhia, Fábio Amorim da Rocha, ressalta “a valorização do capital intelectual mineiro, a transferência de tecnologia e a geração de renda, além da projeção internacional de Minas Gerais na ciência”.

Fonte: Agência Minas

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 10h42 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

28° Sensação
15.4 km/h Vento
58.3% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio