Sexta, 05 de Março de 2021 04:27
(35) 988158840
Geral PROTETORES

Quem são os protetores de animais?

Quem se dedica à Proteção Animal é movido por um sentimento muito forte, a vontade de ajudar e o amor aos animais.

21/02/2021 10h32 Atualizada há 2 semanas
311
Por: Redação 4
Quem atua na proteção animal está em constante aprendizado e estudo/Foto: Arquivo Pessoal
Quem atua na proteção animal está em constante aprendizado e estudo/Foto: Arquivo Pessoal

Renata Santinelli

Os protetores, mas quem são eles?

Ahhh o amor! Com esta frase de um autor desconhecido iniciamos nossa Fala Proteção Animal.

“Amor não é caridade, meu caro. Amor é escolha. Amor é luta. Amor é reciprocidade.”

Por ser escolha e luta não se pode falar da figura do Protetor de Animais sem se falar em amor.

Nos descobrimos protetores quando o amor age dentro da gente de uma forma nada convencional, pois ele vem atrelado a um senso de responsabilidade e uma garra imensos com uma única finalidade. Dar voz aos que não podem falar.

Mas protetores de animais não são somente amor. Protetores de animais são pessoas comuns com família, amigos, trabalho, filhos e que abrem mão de muitas coisas em suas vidas para estar ao lado dos animais. Para se fazer valer a consolidação de políticas públicas eficazes e até podemos arriscar, para transformar a forma como os humanos se relacionam com os bichos, com a natureza e com a vida.

Quem se dedica à Proteção Animal é movido por um sentimento muito forte, a vontade de ajudar e o amor aos animais, que o motiva a se levantar, todos os dias e seguir adiante na causa animal, mesmo quando vem o desânimo. A gratificação de ver o antes e o depois de um animal socorrido, resgatado e cuidado por ele, com amor e carinho, sendo adotado e recebendo um lar e vivendo com dignidade e muita afetividade, esse é o maior prêmio e recompensa para quem se dedica à causa animal.

Quem atua na proteção animal está em constante aprendizado e estudo. Proteger animais não é somente resgatar, senão seríamos chamados “resgatadores”. E o resgate é apenas uma parte desse imenso universo que permeia a proteção animal. O ativismo, a mudança de hábitos de comportamento e alimentares, a relação com a natureza, o olhar sobre situações que antes pareciam normais e agora carregam significados de exploração e sofrimento animal nos cercam diariamente.

Ser protetor de animais também não é somente pensar em cães e gatos. Existem ONGs e Grupos de Proteção Animal que atuam com diversas espécies de répteis a elefantes, de beija-flores a falcões. É uma massa imensa da população dedicando seu voluntariado a fazer do planeta um lugar melhor para todos.

O que dificulta a missão do Protetor de Animais é a ignorância humana é a incompreensão, pois, várias pessoas, ainda não entenderam que o animal é um ser senciente, sente tudo que sentimos dor, tristeza, alegria, amor, tem sua individualidade e necessidades físicas e biológicas. A insensibilidade das pessoas, também, afeta os Protetores, que, por vezes, não têm apoio e não são entendidos pelas pessoas de seu convívio sendo tratados como exagerados, emotivos, sentimentais e, até, como loucos. Aquele que atua na Proteção Animal, o faz, por saber, que os animais em certas situações, não têm como se defenderem sozinhos e pedirem ajudam, dependem do ser humano para ajudá-los e protegê-los, por isso, mesmo diante do estresse e da dificuldade, o Protetor persiste em ajudar os animais.

Portanto quando você conhecer um protetor de animais não o submeta a mais pressão do que ele já sofre, apenas empatia e compreensão. E dentro das possibilidades ajude de alguma forma. Mais ternura e menos julgamento. Mais ajuda e menos crítica. Protetores são embaixadores da vida e merecem todo nosso cuidado e atenção.

         Na próxima semana falaremos sobre adoção de animais. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

           

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 04h18 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

19° Sensação
8.7 km/h Vento
90.5% Umidade do ar
80% (11mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio