Segunda, 19 de Abril de 2021 03:30
(35) 988158840
Saúde TRANSFERÊNCIA

Santa Casa de Alfenas libera leitos para receber pacientes do Triângulo Mineiro com Covid-19

Baixa ocupação dos leitos de Covid-19 possibilitou a liberação para receber pacientes da região de Uberlândia que está com o sistema sobrecarregado

24/02/2021 18h52 Atualizada há 2 meses
636
Por: Redação 4
Santa Casa recebeu hoje 7 pacientes com Covid-19 vindos da região de Uberaba/Foto: Gilson Leite
Santa Casa recebeu hoje 7 pacientes com Covid-19 vindos da região de Uberaba/Foto: Gilson Leite

Américo Passos/Gilson Leite

Com a falta de leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a central de regulação do SUS solicitou à direção da Santa Casa de Alfenas a disponibilização de leitos para a transferência destes pacientes.

Na terça-feira, no início da manhã, um paciente foi transferido de Ituiutaba por meio terrestre e chegou ao hospital por meio de uma ambulância por volta das 8 horas e foi encaminhado para o setor de atendimento de Covid-19.

No início da tarde desta quarta-feira, aeronaves do estado realizaram o transporte de outros pacientes, que chegaram no aeroporto da cidade e imediatamente foram levados ao hospital Santa Casa para ocuparem os leitos que foram disponibilizados.

Segundo informações obtidas pelo O Alfenense junto à Coordenação do setor de Covid-19 do hospital, hoje chegaram 7 pacientes vindos de Coromandel e Uberlândia, onde a situação está crítica e já há falta de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19.

Primeiro paciente a ser transferido para Alfenas veio de Ituiutaba e chegou na terça pela manhã/Foto: Redes Sociais

A médica Mayra Cristina, coordenadora do setor de Covid da Santa Casa, informou que os pacientes vindos da região de Uberlândia já se encontram no hospital, num total de 8 pessoas que serão assistidas com toda a infraestrutura que a instituição oferece para atendimento de Covid-19.

“O momento que estamos vivendo pode ser comparado a um momento de guerra e é muito importante sermos solícitos e abrirmos as portas para receber pacientes de outros locais, já que os leitos são do SUS, do Estado e não são da Santa Casa”, enfatizou a médica.

Mayra Cristina ressalta que se temos leitos disponíveis não podemos deixar pacientes sem assistência, porque aí entra a humanização e isso é uma ordem da central de regulação do SUS fácil.

“Não podemos ficar com leitos vagos, sabendo que tem tantas pessoas necessitando de suporte e a gente pensando se caso der lotação como vai ser. Temos que pensar em dar assistência hoje. Se os leitos estão vagos, que nós possamos cada vez mais ajudar, receber quantos pacientes forem necessários. Eu espero que os leitos cedidos não façam falta, acredito que não vão fazer falta, porque ainda temos leitos disponíveis e neste momento é importante todos estarmos juntos nesta causa”, enfatizou a médica.

A médica acrescentou que “A população deve entender isso como uma forma de humanização, de caridade, e que não haja egoísmo ao ponto de pensar que estamos cedendo leitos e que podem faltar, já que uma hora podemos ser nós que estaremos precisando de alguém a abrir as portas, poderia ser alguém de nossa família que amamos muito necessitando de um leito para ser atendido. Quanto mais pessoas pudermos ajudar, iremos ajudar e faremos com muito amor sem comprometer o nosso atendimento à população de Alfenas e região”.

Segundo informações apuradas pelo O Alfenense os 8 pacientes transferidos para Alfenas e que estão na Santa Casa, um está em estado grave, quatro estão na Uti, mas estáveis e três na enfermaria. Todos os pacientes encontram-se em isolamento absoluto e não se confirma qualquer informação de que seja a nova variante da Covid-19.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Alfenas desta quarta-feira 24 de fevereiro, a cidade registra até o momento 3986 casos confirmados da doença e 93 óbitos.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 02h51 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

17° Sensação
10.1 km/h Vento
93% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio