Américo Passos
A tarde do domingo 30 de junho em Alfenas foi embalada pela diversidade de gêneros, cores na praça Getúlio Vargas no centro da cidade, para marcar a realização da 16º Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sul de Minas e a 20º Parada realizada em Alfenas a qual é organizada pelo Movimento Gay de Alfenas (MGA), que atua a 24 anos na cidade de forma a garantir os direitos dessa população muitas vezes discriminada e desrespeitada.
Sander Simáglio, um dos fundadores do MGA destaca a importância do evento como forma de demonstrar que teve avanços neste 20 anos mas que é necessário avançar ainda mais, devido principalmente a pauta conservadora adotada principalmente na politica do país.
“Mas quando se faz 20 anos de evento e 16 edições da parada, demonstra o sinal de resistência desse grupo que busca igualdade e respeito”, destacou Simáglio.
A UNIFAL-MG, esteve presente em apoio ao evento por meio do Pró Reitor de Graduação Wellington Ferreira Lima, que destacou que não existe universidade sem universalidade. A universidade só existe para ajudar as pessoas a alcançarem suas potencialidades. E a potencialidade de uma pessoa está ligada a quem ela é, e ele precisa ser tratada como igual perante a todos.
Com o espaço tomado por milhares de pessoas a parada de Alfenas demonstrou a importância do movimento que é destaque não só na região, mas em todo o país pela quantidade de eventos realizados a mais de uma década.
Confira um vídeo do momento em que se inicia a caminhada da Parada do Orgulho LGBTQIA+:
Após apresentações e discursos sobre a importância da manifestação e a ocupação dos espaços públicos, da diversidade e do respeito ao próximo, a multidão seguiu pelas ruas da cidade embaladas pelos ritmos tocados pelo trio elétrico até o trevo de Alfenas na BR 491.
Mín. 16° Máx. 33°