Segunda, 19 de Abril de 2021 03:12
(35) 988158840
Saúde CRISE VACINAS

Doses de vacina contra a Covid-19 se tornaram motivo de investigação no estado e em Alfenas pelo Ministério Público

Regional de Saúde que tem sede na cidade recebeu mais um lote de vacinas para serem distribuídas aos municípios da área da regional

19/03/2021 20h31 Atualizada há 4 semanas
1.357
Por: Redação 4
11.200 doses da vacina contra a Covid-19 vieram para a Regional de Alfenas neste sétimo lote enviado pela SES-MG/Foto: Ascom SRSA
11.200 doses da vacina contra a Covid-19 vieram para a Regional de Alfenas neste sétimo lote enviado pela SES-MG/Foto: Ascom SRSA

Américo Passos

A cidade de Alfenas registrou mais dois óbitos por Covid-19, um homem de 41 e outro de 70 anos que estavam internados no Hospital Santa Casa, conforme divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, chegando a 4685 casos confirmados da doença e 104 óbitos.

Se não bastasse todo esse problema gerado pela pandemia, que está impactando todo o setor de saúde e a economia, a questão da vacinação já vem sendo pautada e acompanhada pelo Ministério Público que enviou, no dia 12 de março, uma recomendação à prefeitura de Alfenas para priorizar os grupos prioritários conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e dar publicidade ao cronograma de vacinação.

RECOMENDAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO VACINAÇÃO ALFENAS

A prefeitura já passou a divulgar um boletim informando sobre os grupos vacinados e as projeções para o recebimento de novas doses para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários, seguindo a recomendação do MP para dar publicidade à imunização.

Outra questão levantada a nível estadual é a vacinação dos funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (SES),o que motivou uma CPI na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde uma lista vazou com o nome de 1852 pessoas que foram imunizadas, de Belo Horizonte e das Regionais de Saúde no interior do Estado, como em Alfenas. Nesta CPI, investiga-se se estes servidores vacinados fazem parte dos grupos prioritários.

Segundo a reportagem de O Tempo e do Estado de Minas, a vacinação dos servidores foi realizada de acordo com critérios das Secretarias Municipais de Saúde onde os servidores atuam e moram.

O Alfenense entrou em contato com a secretária de saúde de Alfenas, Deyv Cabral, que informou via mensagem de WhatsApp sobre a questão:

“A vacinação dos funcionários da Regional foi feita pela própria equipe. O critério de quais os funcionários a serem vacinados foi feito pela superintendente. A Secretaria Municipal de Saúde não realizou a vacinação. A escolha e a aplicação foram feitas pela Regional de Saúde.”

Em relação à Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, O Alfenense encaminhou o questionamento por meio da assessoria de comunicação que respondeu por e-mail com os seguintes dizeres:

“Sobre a listagem contendo 1.852 nomes de servidores imunizados nas Unidades Regionais de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que:

- O fluxo de envio/recebimento de vacinas é fixo e único: o Ministério da Saúde envia ao estado o quantitativo de imunizantes. Estes insumos seguem para a central da Rede de Frio, onde são armazenadas em temperatura e condições ideais. De lá seguem para as Unidades Regionais de Saúde e o município busca as vacinas nas unidades regionais de saúde. É importante esclarecer que cada município é responsável por operacionalizar sua campanha de vacinação. Ou seja, a vacinação de servidores de uma superintendência regional depende do município onde ela está localizada.

- A lista refere-se às 27 Unidades Regionais de Saúde que seguiram o chamamento  de municípios, que devem seguir critérios técnicos do Plano Nacional de Imunização, conforme  Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do SUS MG – CIB, de 9 de fevereiro de 2021. 

- A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 enfatiza que são trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em estabelecimentos vinculados à saúde.

- Informamos ainda que a Controladoria Geral do Estado (CGE) abriu investigação para apurar eventuais irregularidades, assim como outros órgãos de controle. Como a apuração ainda está em andamento, não é possível prestar mais informações neste momento.

- A lista de vacinados engloba servidores que atuam na Secretaria de Estado de Saúde (SES), reunindo servidores lotados na SES, servidores cedidos por outros órgãos e terceirizados. Nomes que não apareceram na busca pelo Portal da Transparência podem representar servidores terceirizados, erros de grafia ou de busca. Informamos ainda que os dados do Portal da Transparência são atualizados constantemente.

Vacinas

A Superintendência Regional de Saúde de Alfenas recebeu, nesta sexta-feira 19 de março, mais um lote de vacinas contra Covid-19, cerca de 11.200 mil doses, cujo quantitativo pode ser conferido no link (tabela vacinas), que será posteriormente distribuído às cidades que fazem parte de atuação da regional.

Vacinas serão distribuídas aos municípios da regional a partir desta segunda-feira após a divisão conforme quantitativo definido pela SES-MG/Foto: Ascom SRSA

A prefeitura de Alfenas informa e convoca a população para a vacinação dos idosos acima de 75 anos, que se inicia nesta segunda-feira, dia 22 de março, nos PSFs nos bairros da cidade. Para os acamados, a vacinação será no local onde residem.

Boletim epidemiológico de 19 de março de 2021:

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 02h51 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

17° Sensação
10.1 km/h Vento
93% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio