Desde a última sexta-feira (30/8), a população de Alfenas, no Sul de Minas, já pode contar com a ferramenta desenvolvida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para auxiliar no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher: o Chame a Frida. A iniciativa consiste em um chatbot acessível por meio do aplicativo WhatsApp, que em Alfenas irá operar pelo número (35) 98451-7298.
Trata-se de um canal de atendimento virtual e automático que tem a proposta de facilitar a comunicação de mulheres em situação de violência doméstica e familiar com a Polícia Civil. A partir do acionamento, a vítima pode, por exemplo, receber orientações e agendar o comparecimento à unidade policial para requerer as medidas protetivas de urgência.
Na última semana, a equipe da PCMG apresentou o projeto implementado durante reunião com demais representantes da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher do município. Na oportunidade, os integrantes da rede foram conscientizados sobre a importância de orientar as mulheres vítimas de violência quanto a mais essa opção de atendimento.
Mín. 16° Máx. 33°