Segunda, 19 de Abril de 2021 03:42
(35) 988158840
Educação TRANSPARÊNCIA

UNIFAL-MG está na 1ª colocação em ranking de transparência ativa das instituições públicas federais.

Universidade cumpre 100% dos itens de transparência exigidos pela Controladoria Geral da União

22/03/2021 20h42 Atualizada há 4 semanas
180
Por: Redação 4
Os dados da criação do “ranking da transparência” foram coletados, inicialmente, por um questionário respondido pelas instituições públicas federais na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR). Com as respostas, ao CGU acessou os
Os dados da criação do “ranking da transparência” foram coletados, inicialmente, por um questionário respondido pelas instituições públicas federais na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR). Com as respostas, ao CGU acessou os

Da Redação

No final do ano passado a UNIFAL-MG cumpria 47 dos 49 itens necessários e estava na 2ª colocação entre as universidades federais e 11ª entre as instituições públicas de todo Brasil. Com as adequações, a Universidade atingiu a pontuação máxima e subiu para o 1º lugar do ranking. “Fazer parte do seleto grupo de, até o presente momento, 8 instituições federais que cumprem com todos os requisitos exigidos pela CGU, grupo este que inclui a própria CGU, é muito significativo para a UNIFAL-MG e fruto de trabalho conjunto com vários setores”, explicou a professora Kellen Rocha de Souza, autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação e ouvidora da UNIFAL-MG.

“Os recursos que estão investidos na Universidade e demais órgãos públicos são fruto do trabalho do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras que têm o direito de saber o que fazemos e como fazemos para atingir os objetivos do poder público […].” Essa afirmação do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, mostra um dos motivos centrais da necessidade transparência nos órgãos públicos e a UNIFAL-MG é uma das instituições públicas brasileiras a cumprir 100% dos itens de transparência ativa da Controladoria-Geral da União (CGU). A Instituição, assim como outras do Brasil que cumprem as exigências, está na 1ª colocação do “ranking da transparência” elaborado pela CGU.

Segundo o professor Sandro Cerveira, o reconhecimento oficial do cumprimento de 100% dos itens de transparência ativa é o resultado do trabalho coletivo da Universidade. “São todos os setores e cada servidor ou servidora, juntamente com os terceirizados, que contribuem para que os dados possam ser acessados de maneira transparente e fácil”, explicou.

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a transparência ativa contribui para que a sociedade saiba da gestão dos recursos públicos. (Foto: Arquivo/UNIFAL-MG)

De acordo com o reitor, a UNIFAL-MG quer continuar sempre servindo e cumprindo o papel de oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade à sociedade brasileira. “Essa prestação de serviços públicos deve ser realizada com a boa gestão dos recursos públicos e com transparência para que a sociedade tenha sempre a tranquilidade de que estamos fazendo o máximo e o melhor”, finalizou.

O acesso à informação é um direito do cidadão amparado pela Constituição Federal e regulado pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. O Artigo 8º destaca: “É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas”. Na UNIFAL-MG, as informações públicas estão disponíveis em “Acesso à Informação”, localizado no menu principal do Portal Institucional.

Para saber mais sobre Transparência Ativa, acesse o Painel da Lei de Acesso à Informação.

 

Fonte: Dicom/UNIFAL-MG

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 03h31 - Fonte: Climatempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

16° Sensação
10.1 km/h Vento
93% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio