Segunda, 19 de Abril de 2021 02:43
(35) 988158840
Saúde NO LIMITE

Santa Casa de Alfenas chega ao limite no atendimento a pacientes com Covid-19

Leitos de UTI do hospital estão todos ocupados e enfermaria já tem ocupação em 71%

24/03/2021 21h16 Atualizada há 4 semanas
286
Por: Redação 4
Santa Casa de Alfenas mantém ocupação de 100% dos leitos mesmo com transferência de pacientes com Covid-19/Foto: Gilson Leite
Santa Casa de Alfenas mantém ocupação de 100% dos leitos mesmo com transferência de pacientes com Covid-19/Foto: Gilson Leite

Américo Passos

Com o agravamento dos casos de Covid-19 na cidade e região, o hospital Santa Casa, que é referência no atendimento à doença, já chegou ao limite na ocupação de leitos e de profissionais para darem assistência aos pacientes.

Mayra Cristina, médica coordenadora do setor de Covid-19 da Santa Casa, esclarece que hoje teve uma movimentação atípica de ambulâncias na frente do hospital devido a pacientes que estavam recebendo alta e outros que chegavam em busca de leitos para atendimento. São pacientes da área de referência do hospital, que são transferidos por meio do SUS Fácil. Hoje, 02 pacientes, 01 da cidade de Conceição Aparecida e outro de Muzambinho, foram transferidos para Alfenas para serem internados e tratados na Santa Casa, tendo sido enviados para o CTI, sendo que um paciente, de 37 anos, já estava há 04 dias aguardando a vaga e, ao chegar, foi entubada, conforme esclareceu a médica Mayra Cristina.

Aécio Lourenço de Assis, diretor administrativo da Santa Casa, explica que foi feita a transferência de 02 pacientes da UTI Covid da Santa Casa para a UTI Covid do Hospital IMESA, a fim de que pacientes da cidade ou da região que estejam em situação crítica possam receber o tratamento na Santa Casa.

Confira o boletim da Santa Casa sobre a ocupação dos leitos clicando no link: Boletim Santa Casa

A instituição já vem mantendo ocupação dos leitos em 100% há vários dias, mesmo sendo feita a transferência de alguns pacientes. "Esse momento é muito delicado. O hospital está fazendo o que pode ser feito mesmo com a dificuldade em contratar os profissionais especializados no atendimento à Covid-19, mas estamos atendendo os pacientes", enfatiza Aécio.

Leitos

A prefeitura, em busca de alternativas, acordou com o hospital IMESA para que alguns pacientes sejam destinados para 04 leitos de UTI Covid. No que se refere ao Hospital Alzira Velano, conforme informou ao O Alfenense o médico José Sérgio Tavela, diretor técnico do hospital, a intenção era fornecer leitos de enfermaria e UTI a pacientes que não estivessem com Covid-19, porque a instituição é referência em inúmeras especialidades médicas, inclusive ao atendimento de urgência e emergência em traumas para a região, o que traria um sério risco aos pacientes do hospital, à equipe médica e aos funcionários.

José Sérgio Tavela ressalta que a instituição está à disposição para ajudar a comunidade neste momento tão difícil que todo o país está vivendo devido à pandemia de Covid-19, que vem impactando diretamente o atendimento nas instituições de saúde que tratam da doença.

Vacinação

Teve início nesta quarta, 24 de março, no ginásio poliesportivo presidente "Tancredo Neves", a aplicação da segunda dose da vacina para quem já foi imunizado com a primeira dose, no que diz respeito às pessoas dos grupos prioritários e aos profissionais da saúde. 

Uma fila formou-se na entrada do poliesportivo antes do início da aplicação da segunda dose da vacina em pessoas do grupo prioritário e profissionais da saúde/Foto: Gilson Leite

A vacinação também avança na população com idade acima de 74 anos e vem sendo realizada nos PSfs e em alguns locais da cidade.

Boletim Epidemiológico

Hoje, a Secretaria de Saúde do Município divulgou mais um boletim epidemiológico que mostra um aumento nos casos de contaminação e morte por Covid-19 na cidade, o que já registra 4899 casos confirmados e 111 óbitos. Em dois dias foram registrados 118 casos da doença e 03 mortes por Covid-19, já que na segunda, dia 22, eram 4781 casos confirmados e 109 óbitos.

Boletim Epidemiológico de 24/03/20021:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 02h23 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

17° Sensação
10 km/h Vento
91.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio