Segunda, 19 de Abril de 2021 02:20
(35) 988158840
Geral CÃO DOMINIO

Vossa senhoria, o cão comunitário

Cães e gatos errantes sempre vão existir nos municípios. Assim fica evidente a implantação do programa do animal comunitário em que a sociedade é participante ativa de seu cuidado bem como determinação dos espaços públicos para alimentação e abrigos desses animais.

28/03/2021 09h38 Atualizada há 3 semanas
417
Por: Redação 4
Foto: Cão domínio feito pela Prefeitura de Canoas/RS em parceria com a comunidade e protetores. (https://www.canoas.rs.gov.br/noticias/cao-dominio-e-inaugurado-para-atender-caes-comunitarios/)
Foto: Cão domínio feito pela Prefeitura de Canoas/RS em parceria com a comunidade e protetores. (https://www.canoas.rs.gov.br/noticias/cao-dominio-e-inaugurado-para-atender-caes-comunitarios/)

Renata Santinelli

A presença de cães nas ruas no Brasil é uma realidade e é considerada uma questão de relevância em bem-estar animal e saúde pública. Impactando a sustentabilidade do ecossistema como um todo. Constitui-se entre seres humanos e animais de companhia um sistema social, onde os cães podem ser considerados membros significativos da família humana.

Apesar da proximidade das espécies, concomitantemente pode haver falência do vínculo entre o ser humano e o seu animal de estimação devido, principalmente, à falta de conhecimento dos tutores em prover as necessidades dos animais e zelar pela sua saúde e bem-estar. Bem como pode haver falência no quesito guarda responsável ao restringir a sua movimentação e ao assumir responsabilidade por toda a vida do animal. A falência no vínculo, aliadas à falta de políticas públicas efetivas, estão na base da problemática dos animais em situação de rua presenciada no Brasil.

É importante considerar que individualmente os cães podem ter diferentes status de guarda, diferentes graus de restrição sobre seus movimentos, interação social e reprodução, e diferentes níveis de dependência com os cuidados humanos.

Cães comunitários fortalecem o vínculo entre o cão e a comunidade. A manutenção de cães comunitários envolve a oferta de certo grau de supervisão, controle reprodutivo, desverminação, vacinação e cuidados básicos de alimentação e abrigo. Neste cenário, os cães passam a receber atenção que eleva seu grau de bem-estar e simultaneamente oferecem à comunidade humana barreiras sanitária e reprodutiva, uma vez que sua presença impede a migração de cães não vacinados e reprodutivamente ativos à região.

Cães e gatos errantes sempre vão existir nos municípios. Assim fica evidente a implantação do programa do animal comunitário em que a sociedade é participante ativa de seu cuidado bem como determinação dos espaços públicos para alimentação e abrigos desses animais, com algumas competências e responsabilidade desses animais pelo Poder Público envolvendo também as associações de proteção animal, ONGs e protetores locais. Cães comunitários saudáveis, cuidados, castrados são inclusive vistos com bons olhos tanto pela sociedade quanto por visitantes dos municípios.

A presença de cães comunitários é a certeza de uma cidade saudável e comprometida com os animais!

Na sua cidade existem animais comunitários? Comente aqui! Lembre-se que o animal para ser considerado comunitário deve estabelecer vínculo de manutenção e dependência com a comunidade ou local onde vivem, não havendo um tutor definido, mas sim, mantenedores responsáveis por alimentação, abrigo e cuidados diários de forma continuada. O cão comunitário obrigatoriamente deve ser aquele que não apresenta risco para comunidade e ser mantido castrado, vacinado, saudável e identificado.

Lembrem-se sempre: cães comunitários são protegidos no estado de MG pela lei 21.970/16. Quaisquer atos de maus tratos ou violência contra animais, mesmo que errantes, pode e deve ser denunciado!

Na próxima semana falaremos vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 02h01 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

18° Sensação
10 km/h Vento
91.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio