Em atendimento a denúncia do Disque Denúncia Unificado “181” e em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedito pela Justiça da Comarca de Alfenas, os Policiais Militares em ação conjunta com Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD realizaram fiscalização numa residência situada no Bairro Pinheirinho, local onde foram encontrados 219 pássaros da fauna silvestres brasileira em cativeiro dentro de gaiolas e viveiros, bem como foram encontrados 03 armadilhas para captura de pássaros (alçapões).
Dos 219 pássaros, 194 estavam sem anilhas de identificação, sendo estes avaliados por médico veterinário e soltos em seu habitat natural, sendo as gaiolas, viveiros e os alçapões destruídos conforme prevê a legislação em vigor.
Confira o vídeo com a soltura das aves resgatadas:
Na ocasião ao ser verificado os pássaros anilhados que estavam na propriedade, foi constatado que algumas anilhas apresentavam sinais de adulteração/falsificação e outras não pertenciam ao plantel do autor, sendo estes encaminhados ao CETAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) da cidade de Divinópolis/MG.
O proprietário do imóvel foi preso pelo crime previsto no art. 296, § 1, inciso l, do CP c/c art. 29, §1º, inciso III da Lei Federal 9.605/98, sendo lavrado Auto de Infração no valor R$ 452.470,29.
A população pode fazer as denúncias de crimes ambientais para a Polícia Militar de Meio Ambiente através do Disque Denúncia Unificado DDU-181 ou diretamente nas Frações da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Mín. 18° Máx. 23°