Américo Passos
Em reunião realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais (Cislagos), na segunda-feira 05 de abril, foram aprovados a instalação e o custeio pelos municípios que fazem parte do consórcio de 23 leitos de UTI para Covid-19 em três cidades da região.
Os novos leitos de UTI para Covid-19 serão instalados e distribuídos da seguinte forma: 10 leitos em Machado, 10 leitos em Poço Fundo e 03 leitos em Campestre, chegando ao total de 50 leitos para tratamento da doença na região considerando os 30 já existentes em Alfenas.
Segundo o prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva, os investimentos nestes novos 23 leitos de UTI serão de 4 milhões de reais e os valores para custeio serão divididos entre todos os municípios do consórcio.
Em uma transmissão por meio de uma rede social, o prefeito ressaltou que Alfenas esgotou a capacidade de atendimento devido à falta de profissionais para atuarem nas UTIs de Covid-19 e que, agora, com os novos leitos haverá um reforço no atendimento para a região e vai desafogar o atendimento e a estrutura da Santa Casa de Alfenas.
Na manhã desta terça-feira, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal aprovou o projeto enviado pelo executivo solicitando crédito adicional para custeio destes novos leitos que estão sendo instalados para atendimento de pacientes com Covid-19 que necessitarem de internação. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores que realizaram a sessão por meio virtual devido a pandemia.
Sessão extraordinária da Câmara Municipal de Alfenas que aprovou projeto de crédito adicional para o executivo municipal/Foto: Ascom Câmara Municipal
O valor aprovado pela Câmara Municipal referente à contribuição de Alfenas será repassado ao Cislagos, que irá realizar o custeio dos 23 leitos de UTI para Covid-19 nas cidades de Machado, Campestre e Poço Fundo.
Machado
De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Machado, a ampliação foi garantida pelo prefeito Maycon Willian, juntamente com os vereadores, em reunião com a direção do Cislagos, na manhã desta terça-feira.
Informa ainda que o Cislagos vem acompanhando e mapeando diariamente a evolução da doença na região e a demanda por internações. Com isso, a cidade de Machado, através da Santa Casa de Machado, vai receber 10 leitos de UTI para tratamento de Covid-19.
Reunião do prefeito de Machado Maycon Willian com o Cislagos para implantação das UTIs em Machado/Foto: Ascom Prefeitura de Machado
O prefeito Maycon Willian ressaltou que a abertura de novos leitos de UTI é uma medida de extrema importância para o combate ao Coronavírus e que, a partir de agora, está um pouco mais aliviado, pois "a nossa região fica mais assistida", enfatiza o prefeito.
O prefeito de Machado agradece ao empenho dos colegas vereadores e do Cislagos que ajudaram a instalar mais UTIs na região e que Machado conquista, junto à Santa Casa, seus leitos de UTI temporários, contudo, vamos trabalhar politicamente para torná-los definitivos, o que será uma conquista histórica, finalizou o prefeito.
Mín. 15° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 13° Máx. 27°
Sol com algumas nuvens