Projetos de congada, folias de reis, música, patrimônio cultural, de artesanato, produção musical, capoeira, escola de samba, produção de eventos, bandas, publicação de livros, audiovisual, edição de revista, projeto nos bairros, na zona rural, em escolas, no centro, na Casa da Mulher e em associações e entidades.
Na noite de (9/12) aconteceu na Casa da Cultura de Machado a cerimônia de entrega dos certificados de aprovação dos 43 projetos de agentes culturais, artistas, produtores e fazedores de cultura de Machado atendidos através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), um investimento de mais de R$309.000,00 (Trezentos e nove mil reais) do Governo Federal captados e executados por meio de três editais de chamamento público pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Machado.
Na oportunidade, o secretário de Cultura, João Alexandre, representando o prefeito Maycon William destacou a grande diversidade cultural de Machado e a efervescência que a cidade vive nos últimos anos fomentada pelo poder público e com o advento de leis de incentivo como a Paulo Gustavo, Aldir Blanc, investimento municipal e outras formas de captação de recursos e financiamentos.
"O recurso para cultura existe, porém ter uma equipe técnica, comprometida, eficiente como a nossa vem possibilitando sermos referência no estado e fazer o recurso chegar na ponta, para quem faz cultura e com amplo apoio e confiança da administração municipal", destacou João Alexandre.
Diante do não cumprimento do prazo de muitos estados e municípios, o governo federal prorrogou para junho de 2025 a PNAB 2024. Machado já executou a Lei Paulo Gustavo e agora entregou o recurso da PNAB estando entre os poucos municípios de Minas Gerais a cumprir as metas dentro do prazo e com eficiência.
A verba dos projetos foram pagas na terça-feira (10/12), os contemplados tem 12 meses para execução das ações culturais. Toda a implantação e execução da política pública pode ser acessada através do site www.machado.mg.gov.br/pnab
Mín. 17° Máx. 25°