Segunda, 19 de Abril de 2021 03:33
(35) 988158840
Saúde CÂNCER

Vida Viva Alfenas destaca a importância do dia mundial de combate ao câncer

A data de 8 de abril é um dia de conscientização sobre a doença e que atinge por ano mais de 600 mil brasileiros

08/04/2021 09h26
86
Por: Redação 4
Vida Viva da assistência a mais de 2600 pacientes em Alfenas e região/Foto: Gilson Leite
Vida Viva da assistência a mais de 2600 pacientes em Alfenas e região/Foto: Gilson Leite

Da Redação

 A Associação dos Voluntários Vida Viva Alfenas, neste 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, intensifica sua campanha regional permanente de conscientização contra a doença, que é a segunda que mais causa mortes no Brasil, totalizando cerca de 130 mil óbitos anuais no país.

 Segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a cada ano, cerca de 630 mil brasileiros são diagnosticados com algum tipo de câncer. Depois dos cânceres de pele não melanoma, que representam aproximadamente 30% do total, mas são, em geral, de baixa gravidade, os tumores mais recorrentes no Brasil são os de próstata e mama. Chama a atenção, nos últimos anos, o crescimento da quantidade de casos de câncer de cólon e reto em homens e mulheres; ele já ocupa o segundo lugar em total de novos diagnósticos, superando os tumores de colo uterino e de traqueia, brônquio e pulmão, que já foram mais numerosos.

 Com as limitações e cuidados preventivos decorrentes das medidas de controle da pandemia de covid-19, pelo segundo ano consecutivo a Vida Viva Alfenas não poderá realizar suas tradicionais panfletagens e palestras de educação preventiva contra o câncer, mas a equipe da entidade está intensificando o uso das redes sociais e demais canais de comunicação. E quem desejar pode receber orientações e material informativo diretamente da equipe de saúde da associação.

 A pandemia também aumenta outro desafio enfrentado pela entidade: a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer. Descobrir a doença em estágio inicial é decisivo para diminuir as sequelas do tratamento e aumentar as chances de cura, entretanto, as restrições sanitárias e a priorização dos serviços de saúde para as ações de tratamento da covid-19 vêm diminuindo a oferta de consultas e exames que podem flagrar precocemente os tumores e, por outro lado, muitas pessoas, amedrontadas com o risco de contrair o novo coronavírus, têm adiado a procura de orientação médica, mesmo quando já notam sintomas preocupantes. Há estudos internacionais que indicam a possibilidade de uma elevação preocupante na quantidade de casos graves de câncer quando do término da pandemia.

 Em termos de prevenção de câncer, as medidas indicadas são bastante conhecidas: manter uma alimentação mais natural, evitando produtos processados industrialmente, gorduras e açúcar em excesso; usar filtro solar diariamente; deixar de fumar; não consumir ou reduzir bastante o consumo de bebidas alcoólicas; praticar exercícios físicos e evitar a obesidade; tentar manter um ritmo de vida que diminua o estresse e o desequilíbrio emocional.

 Atualmente, a Vida Viva Alfenas, contando apenas com doações de pessoas e empresas, sem quaisquer recursos públicos, já oferece assistência para mais de 2.600 pacientes com câncer moradores de diversas cidades da região; os serviços foram adaptados, mas não sofreram paralização durante a pandemia. A entidade mantém três unidades assistenciais e terapêuticas. Sua sede fica na Rua João Paulino Damasceno, 1193, Santa Rita.

 Os canais de contato para obter mais informações sobre atendimentos ou para oferecer doações são o telefone (35) 3292-5088 e o whatsapp (35) 9 9160-0005.

 Fonte: Vida Viva

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 03h31 - Fonte: Climatempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

16° Sensação
10.1 km/h Vento
93% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio