Quarta, 12 de Maio de 2021 15:30
(35) 988158840
Polícia LIBERADO COM COVID19

Liberação de detento do presídio de Alfenas em liberdade condicional com Covid-19 assusta população

Mensagens em um grupo de WhtasApp relatam que o detento foi liberado sem nenhuma assistência e percorreu várias ruas até ser atendido pelo CREAS

10/04/2021 20h02 Atualizada há 1 mês
2.598
Por: Redação 4
Foto registra momento de uma missa no presídio de Alfenas antes da pandemia/Foto: Sérgio Andrigo - Arquivo Pessoal
Foto registra momento de uma missa no presídio de Alfenas antes da pandemia/Foto: Sérgio Andrigo - Arquivo Pessoal

Américo Passos

Após a divulgação do surto de contaminação por Covid-19 dos detentos no presídio de Alfenas, segundo as autoridades e a administração da unidade prisional informaram que diversas ações foram feitas para o controle da doença e a assistência aos detentos que se encontram positivados com a doença.

A demora na divulgação de informações por parte da direção do presídio e da Sejusp resultou em uma verdadeira guerra judicial durante a semana para se obter informações referentes a situação dos detentos, com pedidos de Habeas Corpus Coletivos entre outros pedidos judiciais por parte da Defensoria Pública e do Instituto de Cidadania e Direitos Humanos (ICDH).

Mas um fato ocorrido trouxe uma enorme preocupação na população devido a liberação de um detento que teve progressão de pena e que é da região de Belo Horizonte e está positivado com Covid-19. Ele foi liberado e perambulou pela cidade passando por vários lugares até ser encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A mensagem obtida pelo O Alfenense por meio de uma fonte, relata os riscos que a população está correndo sem que a justiça ou a direção do presídio informe as autoridades locais sobre a situação da saúde do detento que seja liberado por progressão de pena ou qualquer outra decisão.

Abaixo a mensagem na íntegra:

“Bom dia!!

Gostaria de relatar um fato que aconteceu ontem e me deixou bastante indignada. Ontem chegou no CREAS buscando acolhida um apenado, que tinha progredido para um liberdade condicional, este é da cidade Itamaranto, coisa assim , não me recordo agora, ele não conhecia nada em Alfenas veio de a pé do presídio até o CREAS, sendo que havia testado positivo para o COVID-19 no domingo, não sei por quantas pessoas e lugares passou pedindo informação até chegar nesse equipamento, a posição que consegui do presídio é que talvez ele tivesse contaminado anteriormente e já  não está mais com a doença ativa.

Fiz contato com a família que iria custear a passagem dele de retorno, mas precisava saber se continuava positivo para saber o melhor caminho para evitar outros contágios.

Através de vários contatos foi feito outro teste e confirmado positivo, A. tentou ambulância para transportá-lo até B.H  e a assistente social do presidio já notificada, e que citou que já não era responsabilidade do Estado, mesmo assim fez contato com irmã que prontificou a pagar um UBER, e as 18h ele seguiu com os EPI’s de segurança fornecido pela enfermeira do laboratório Santa Casa para a cidade de B.H.

Através de mobilizar várias pessoas da rede conseguimos atender essa pessoa que estava num período de isolamento, posto no meio social perdido, sabendo que tinha testado positivo anteriormente, houve imprudência e falta de respeito com o cidadão, o contato com a família já deveria ter ocorrido enquanto ele estava dentro do presídio e sair de lá direto para a família, mas ainda acredito que deveria cumprir o período de isolamento lá dentro e não colocar em risco mais pessoas.”

Sejusp

Por meio de um e-mail enviado ao O Alfenense na última sexta-feira dia 09 de abril a assessoria de imprensa do órgão informa que:

Não houve alteração no número de contaminados na unidade prisional de Alfenas. 

Conforme o levantamento das 10h desta sexta-feira (9/4), há 210 presos com diagnóstico positivo para a covid-19. 

Eles  permanecem cumprindo o período de quarentena dentro da unidade, acompanhados pela equipe de saúde, e estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença. As celas em que se encontram estão isoladas e são rotineiramente desinfectadas. 

Dois servidores da unidade prisional  também estão confirmados para o coronavírus no momento e  permanecem afastados de suas funções cumprindo quarentena em casa.

Sim, a unidade recebeu a visita da juíza na quarta-feira (7/4). Ela conversou com os presos e pôde verificar in loco os atendimentos e procedimentos de limpeza e saúde que estão sendo realizados. 

Att.
Ascom Sejusp

A falta de informações corretas e com agilidade está trazendo transtornos a toda a comunidade, já que a unidade prisional de Alfenas tem um histórico de superlotação sendo que fonte extraoficiais informam que atualmente o presídio tem cerca de 650 detentos e desses 210 estão contaminados com Covid-19.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 15h18 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

27° Sensação
13.3 km/h Vento
33.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio