Quarta, 12 de Maio de 2021 15:05
(35) 988158840
Geral CÃO TERCEIRA IDADE

A terceira idade chega, até para eles!

Abandonar um animal idoso não pode e nem deve ser opção! Adotar um animal idoso é a certeza de um pacote completo de ternura, amor e gratidão!

18/04/2021 10h15
328
Por: Redação 4
A Joaninha e a Melissa nos seus melhores momentos. (Arquivo pessoal)
A Joaninha e a Melissa nos seus melhores momentos. (Arquivo pessoal)

Renata Santinelli

Existem grandes verdades na vida e uma delas é que a velhice chega para todos, inclusive para os animais não humanos. Nesta fase a energia já não é mais a mesma, a visão e a audição começam a falhar, aparecem as dores, as doenças atingem mais facilmente, os pelinhos começam a branquear. Uma outra verdade é que é muito comum o abandono de animais idosos. Mais comum do que a gente imagina.

É nessa fase da vida em que os animais estão em grande vulnerabilidade e que mais precisam de seus tutores. Animais idosos são frágeis e carecem de nossa atenção, nosso carinho, alimentação saudável e cuidados veterinários. Por isso é importante quando as pessoas decidem por ter um animalzinho em casa que façam o planejamento para toda a vida dele.

Mas existe algo mágico na velhice deles. É aquele momento que a ternura se potencializa e trás até uma lembrança das “filhotisses” que tanto encantam as pessoas.

E com uma narrativa poética que só o amor pode fazer, conheçam uma história de abandono, resgate e reencontro de almas. Espero que gostem!

Era uma fria noite de São João. Num raro momento em que esta autora se permite ao lazer estávamos eu e outra protetora indo a uma festa junina na zona rural.

No meio da estrada escura vimos aquela sombrinha perdida. Não havia nada ali. Nem sinal de casas ou pessoas. Situação clássica de abandono. Enfrentando todas as dificuldades que são comuns a proteção animal (superlotação, dívidas, dificuldades em adoção) ali mesmo fizemos uma oração pedindo a Deus que colocasse alguém no caminho daquela vidinha e que a salvasse. Seguimos.

Chegando ao local nossa amiga que estava um pouco atrás de nós na estrada veio correndo contar pra gente.  Encontramos uma cachorrinha, trouxemos e soltamos aqui.

Dali pra frente a festa, para mim, foi um looping de pensamentos, fazendo contas, otimizando mentalmente o nenhum espaço que eu tinha disponível. Sabia que ali não seria o local ideal pra ela e algo precisava ser feito. 

Não pedi em oração que Deus colocasse alguém na vida dela? Então, Deus somente devolveu com um sorriso. “Então, Eu coloquei você!”

Pasmem que eu tinha uma coberta dentro do carro. Enfim, achei a mocinha no meio das pessoas a peguei no colo, levei para o carro, e ela já foi se aninhando na coberta.

Já que foi na noite de São João? Joaninha é seu nome, então!

O tempo que ela passou na Anjos de Patas eu me perguntava todos os dias o que ela tinha feito de errado pra ser abandonada. Uma cachorrinha doce, educada, pequena, sabe a perfeição? Então.

A única alternativa que sobrou. Ela ficou idosa e não servia mais.

Joaninha foi cuidada, foram incontáveis idas ao veterinário, porém o trauma do abandono e depois, o desgaste de longos tratamentos para uma anemia forte nunca apagou seu jeitinho meigo e doce de ser.

Eu tinha que fazer uma viagem a trabalho e me preocupava com a Joaninha na ONG. Ela é bem menor do que os outros e fiquei com receio de acontecer algo na minha ausência. Pedi a um casal de amigos, o Vander e a Melissa, que a acolhessem por 14 dias.

Era apenas um lar temporário. Bom, vocês já devem imaginar o que aconteceu(...)

Segue o depoimento da Melissa, agora mamãe da Joaninha, sobre a adoção de um animal idoso.

“ A Adoção da Joaninha foi uma das melhores surpresas que eu tive na vida! Porque eu queria uma companhia pro meu cachorrinho, o Valzinho. Mas o Vander resistia. Aí veio a Joaninha passar 14 dias com a gente. Porém, eu já estava mal intencionada com a vinda dela pra cá (risos). Daí a Jojo chegou e simplesmente fez o trabalho dela. E ela é a idosinha mais gostosa que o universo já conheceu. A Jojo concentra tudo que eu queria num cachorro! E ela chegou e sem cerimônia conquistou os nossos corações. E como diz o Vander, ela é o cristalzinho da casa! A melhor coisa do mundo é saber que eu contribuí pra história dela. Ela é puro amor! Amamos essa cachorrinha do fundo das nossas almas. O melhor de tudo isso é que esse amor veio de graça. Somente a adoção faz isso!”

Abandonar um animal idoso não pode e nem deve ser opção! Adotar um animal idoso é a certeza de um pacote completo de ternura, amor e gratidão!

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

 

 * As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.  

 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 14h55 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

27° Sensação
13.3 km/h Vento
33.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio