Quarta, 12 de Maio de 2021 14:48
(35) 988158840
Saúde FALTA DOSES

Prefeitura de Alfenas alega que frascos de 10 doses de vacina contra Covid-19 estão com doses a menos

Em nota, Instituto Butantan nega a falta das doses nas ampolas e cita que pode haver erro na extração do imunizante durante a aplicação

20/04/2021 17h29 Atualizada há 3 semanas
493
Por: Redação 4
Secretaria de Saúde de Alfenas alega que os frascos de vacina contra Covid-19 com 10 doses estão vindo com doses a menos entre 9 e 8 doses por frascos/Foto: Fábio Marchetto - Imprensa MG
Secretaria de Saúde de Alfenas alega que os frascos de vacina contra Covid-19 com 10 doses estão vindo com doses a menos entre 9 e 8 doses por frascos/Foto: Fábio Marchetto - Imprensa MG

Américo Passos

Na última sexta-feira, 16 de abril, a prefeitura de Alfenas publicou um comunicado no Facebook informando sobre os números de doses da vacina CoronaVac que estavam sendo utilizadas no município para a imunização.

Segundo o comunicado da prefeitura, os frascos com 10 doses apresentaram uma quantidade menor de doses, sendo que alguns frascos possuíam entre 9 e 8 doses, o que estaria causando um problema em relação ao número de pessoas imunizadas.

O fato repercutiu amplamente e muitos questionamentos surgiram entre a população sobre a quantidade de doses da vacina que vem sendo aplicada no município, embora semanalmente seja publicado um informativo no boletim vacinal.

O Alfenense entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura para obter as informações a respeito das doses de vacina que segundo a prefeitura estão vindo a menos nos frascos de 10 doses.

Por meio de uma nota, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu que:

“Quanto a ausência de doses nos frascos, realidade vivida por diversos municípios brasileiros, tal fato já foi comunicado pelos meios formais a Secretaria Regional de Saúde, para futuro ressarcimento. Está sendo realizado também, em parceria com o Comando da Policia Militar, o boletim de ocorrência dos frascos faltosos.”

O Alfenense encaminhou um questionamento à Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, sobre a questão de doses a menos nos frascos de 10 doses da vacina, que foi respondido por meio de um e-mail com a seguinte explicação:

"A Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS) recebeu o relato do município de Alfenas, por e-mail, na manhã desta terça-feira (20). De acordo com o setor de Vigilância em Saúde da SRS Alfenas, o caso é analisado e a eventual diferença de doses pode ser reposta utilizando-se a reserva técnica de imunizantes.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta aos municípios que, caso haja qualquer divergência em relação ao número de doses constantes nos frascos de vacinas contra a covid-19, relatem no Sistema de Notificações da Anvisa (Notivisa) e informem à SRS, por e-mail.”

Para entender melhor a questão, O Alfenense encaminhou um e-mail ao Instituto Butantan relatando o ocorrido em Alfenas e se o Instituto tinha ciência desse tipo de ocorrência, o qual foi respondido por meio de uma nota oficial que segue abaixo:

NOTA OFICIAL

O Instituto Butantan informa que cada frasco da vacina contra o novo coronavírus contém nominalmente 10 doses de 0,5 ml cada, totalizando 5 ml, e adicionalmente ainda é envasado conteúdo extra, chegando a 5,7 ml por ampola.

Esse volume, devidamente aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é suficiente para a extração das dez doses. É importante que os profissionais de saúde estejam capacitados para aspiração correta de cada frasco-ampola, além de usar seringas e agulhas adequadas, para não haver desperdício.

Todas as notificações recebidas pelo instituto até o momento relatando suposto rendimento menor das ampolas foram devidamente investigadas, e identificou-se, em todos os casos, prática incorreta na extração das doses nos serviços de vacinação. Portanto, não se trata de falha nos processos de produção ou liberação dos lotes pelo Butantan.

O Butantan realizou por meio de seus canais de comunicação informes técnicos no sentido de orientar os profissionais da saúde a usar as doses extras. Reforçamos que todas as investigações pertinentes foram feitas e todos os controles realizados nos lotes liberados foram avaliados. A conclusão encontrada, e já dividida com a Vigilância Sanitária, é que não se trata de falha nos processos de produção ou liberação dos lotes por parte do Instituto Butantan. Na verdade, trata-se de uma prática incorreta no momento do uso das doses.

É essencial que tais profissionais sigam as orientações e práticas adequadas, no intuito de evitar perdas durante a aspiração da vacina. Seringas de volumes superiores (ex: 3ml, 5ml), podem gerar dificuldades técnicas para visualizar o volume aspirado, uma vez que podem não possuir as graduações necessárias. Outro fator decisivo é a posição correta do frasco e da seringa no momento da aspiração.

O Instituto Butantan vem atuando juntamente aos gestores envolvidos na campanha de vacinação no intuito de orientar cada vez mais os profissionais responsáveis pelas aplicações das doses. Aproveitamos para esclarecer que o Butantan irá revisar a bula da vacina Coronavac, no intuito de promover de forma ainda mais clara as informações relacionadas à forma correta de se realizar a aspiração das doses, adicionando inclusive um QR Code que irá direcionar para um vídeo demonstrativo do procedimento.

Instituto Butantan/Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde manifestou-se informando que, em relação à vacinação da Covid-19, Alfenas encontra-se com a cobertura aproximada de 90% de aplicação em relação às doses recebidas até a data de 19/04 e que os dados constantes no Vacinômetro estão sendo inseridos diariamente.

Abaixo o boletim vacinal do último dia 16 de abril:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 14h12 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

27° Sensação
13.3 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio