Quarta, 12 de Maio de 2021 14:13
(35) 988158840
Geral ATO DE AMOR

Animais pretos. Porque é tão difícil sua adoção?

A verdade é uma só! Adotar é ato de compaixão e empatia. A adoção não pode ser pautada pelas características físicas do animal e sim, pelo impacto positivo de conviver com esses seres tão especiais.

25/04/2021 08h47
395
Por: Redação 4
Cãozinho Negresco. Na Anjos de Patas, a espera de um lar pra chamar de seu, desde 2016
Cãozinho Negresco. Na Anjos de Patas, a espera de um lar pra chamar de seu, desde 2016

Renata Santinelli

A adoção de um animal de estimação envolve fatores como organização financeira, avaliação do espaço, do tempo para se dedicar ao animal, dentre outros.

O que muita gente não sabe é que existe uma turminha que é preterida no momento da adoção e muitos acabam sobrando nos abrigos. São os animais de pelagem preta.

Muitos podem até se espantar com que foi lido, mas a experiência prática na proteção animal nos mostra essa realidade que fere duramente nossos corações. Essa autora já escutou várias vezes de adotantes “- Preto não quero não!”

Confesso que me doeu tanto ouvir esta frase que nem quis ouvir o porque a cor preta ser uma cor de exclusão para os pets. Ora, eu conheço os cães que tutelo e sei que eles são muito mais que uma pelagem. Cada um tem uma personalidade, um jeitinho especial de demonstrar afeto e fidelidade. Ainda acredito que todos merecem um lar pra chamar de seu, independente da idade, tamanho, cor ou temperamento. O que precisamos nesta história toda é de bons humanos que entendam que a adoção é para salvar aquele animal e dar a chance dos sempre lotados, protetores e ongs, poderem ajudar outros. A paciência, o amor e o respeito fazem toda diferença neste processo.

Mas voltemos aos animais de cor preta. Porque eles sobram aos montes nos abrigos e lares temporários?

Bom, há alguns anos a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) realizou algumas pesquisas para tentar entender este fenômeno, que é mais comum do que se imagina e não se restringe a uma localidade ou grupo de pessoas específico. Mundialmente os animais pretos são deixados de lado no momento da adoção.

As pesquisas revelam pelo menos dois motivos para que os animais de cor preta sejam mais rejeitados na hora da adoção: a Síndrome do Grande Cachorro Preto e a ideia de que o gato preto está ligado a superstições.

A Síndrome do Grande Cachorro Preto deriva, principalmente, da ideia de que esses animais são mais agressivos ou ameaçadores. Segundo uma pesquisa feita pela ASPCA, a aparência costuma ser o fator mais importante para os tutores na hora da adoção, sendo que o cachorro preto (vira-lata ou não) está na lista dos menos desejados.

Especialistas em bem-estar animal acham que a discriminação surge de diversos fatores. O conjunto dos mitos que cerca os cães pretos é sinistro. (Sinistro, de Harry Potter, é um “cão grande, preto, espectral, que assombra os adros das igrejas”, é um “mau agouro, o pior de todos, agouro de morte!”

Um estudo realizado em 2003, por psicólogos da Penn State (Universidade Estadual da Pensilvânia), revelou que as pessoas acham as imagens dos cães pretos mais atemorizantes do que as dos cães amarelos ou marrons. Os entrevistados classificaram os animais de pelo escuro como menos adotáveis, menos amigáveis e mais intimidadores.

Com relação aos gatinhos a cor preta está ligada a superstição. A relação que as pessoas fazem entre gato preto, sexta-feira treze e azar é um dos principais motivos para que esses animais tenham uma grande dificuldade em encontrar um lar. Isso vem desde a Idade Média, quando os bichanos eram vistos como animais parceiros de bruxas.

Apesar disso, vale destacar que nem todo mundo vê a cor como fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas.

Ao mesmo tempo que as dificuldades da adoção de animais pretos são imensas existe uma infinidade de pessoas que lutam diariamente para mudar esta prática. Desde pretensos adotantes que compartilham em suas redes sociais seus animais de pelagem escura a ONGs do mundo inteiro que realizam campanhas publicitárias e de conscientização para adoção destes animais.

A verdade é uma só! Adotar é ato de compaixão e empatia. A adoção não pode ser pautada pelas características físicas do animal e sim, pelo impacto positivo de conviver com esses seres tão especiais. Pretos, brancos, amarelos, multicoloridos. A natureza demonstra que a diversidade existe e nessa história toda, quem dita a regra é ao amor.

Adote você também! Procure um abrigo de sua cidade e adote. Dê a chance a encontrar um amor verdadeiro, puro e incondicional!!!

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 14h12 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

27° Sensação
13.3 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio