Quarta, 12 de Maio de 2021 14:58
(35) 988158840
Geral NOVA LEI DE TRÂNSITO

Motoristas devem ficar atentos as alterações na nova Lei de Trânsito que já está em vigor

Alterações impactam diretamente na vida dos motoristas principalmente na renovação da CNH que passa a ser a cada 10 anos

27/04/2021 23h07 Atualizada há 2 semanas
241
Por: Redação 4
Alterações na legislação de trânsito começaram a vigorar no último dia 12 de abril/Foto: Gilson Leite
Alterações na legislação de trânsito começaram a vigorar no último dia 12 de abril/Foto: Gilson Leite

Américo Passos/Gilson Leite

Entrou em vigor em todo o país no último dia 12 de abril a nova Lei de trânsito que altera uma série de dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito, com várias mudanças que vão impactar diretamente na vida dos motoristas. 

A Lei 14.071/2020 que altera os dispositivos do código de trânsito traz como destaque o aumento de limite de pontos e do tempo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como explica o instrutor de auto escola Marcos Alexandre.

Segundo o instrutor a alteração na legislação já foi implementada a 180 dias e só entraram em vigor agora, com algumas mudanças principalmente relacionada a renovação da Carteira de motorista (CNH) que era necessário a renovação a cada 5 anos até os 65 anos e acima era de 3 em 3 anos.

Marcos Alexandre explica que coma alteração na legislação o motorista com até 50 anos a validade da CNH será de 10 anos, de 50 a 70 anos vencem a cada 5 anos e acima de 70 anos a cada 3 anos.

Outra mudança importante está relacionada ao exame toxicológico para condutor de veículo com CNH, C, D deve fazer o exame a cada dois anos e meio, desde que exerça a atividade remunerada e dirija um veículo desta categoria ressalta Marcos Alexandre.

Marcos Alexandre destaca que as alterações na legislação referente a CNH vão impactar e muito os condutores de veículos/Foto: Gilson Leite 

O instrutor relata que em relação ao transporte de crianças menores de 10 anos somente no banco de trás com a cadeirinha própria desde que seja menor que 1,45 de altura, e nas motos devem ter mais de 10 anos de idade.

Marcos Alexandre ressalta que estas são as principais alterações na opinião dele e que vão impactar no dia a dia dos condutores de veículos.

Confira a reportagem em vídeo:

Em relação as aulas de direção na autoescola a procura mesmo com as restrições da pandemia a procura continua grande, mas que eles estão adequados aos protocolos sanitários afirma do instrutor.

Marcos Alexandre destaca que houve algumas alterações em relação a formação de condutores de veículos onde ele destaca que antes o aluno reprovado tinha que aguardar 15 dias para fazer novamente o exame prático e teórico, o que não acontece hoje podendo fazer logo em seguida. E que as aulas noturnas não são mais necessárias para a formação do condutor o que agiliza o processo de formação.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 14h55 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

27° Sensação
13.3 km/h Vento
33.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio