Américo Passos/Gilson Leite
A Farmácia Universitária (FarUni) da UNIFAL-MG, antiga farmácia-escola que foi criada em 1979, retornou às atividades para atendimento ao público após reformas e adequações da estrutura física, conforme exigências legais e sanitárias para produção e dispensação de medicamentos, além dos protocolos de segurança em relação a Covid-19.
“O local está todo equipado para que seja oferecido um atendimento individualizado e de qualidade a quem necessita de medicamentos da farmácia básica do SUS”, como explica o Prof. Dr. Tiago Marques dos Reis, docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e chefe da FarUni.
Por meio de um convênio com a prefeitura de Alfenas, a FarUni vai disponibilizar os medicamentos considerados essenciais ao tratamento da maioria dos problemas de saúde comuns da população, como hipertensão, asma, diabetes, entre outras, de forma gratuita, como já são encontrados nas farmácias dos postos de saúde do município, informa o Prof. Tiago Reis.
Prof. Tiago Reis ressalta que a adequação da farmácia vai possibilitar desenvolver vários projetos na área farmacêutica e trará beneficios da comunidade/Foto: Gilson Leite
O professor enfatiza que estão em andamento para a implantação na FarUni vários projetos, entre eles a produção de medicamentos fitoterápicos (medicamentos produzidos por meio de plantas medicinais), com um rigoroso controle de qualidade, os quais, posteriormente, serão disponibilizados à população gratuitamente por meio de parceria com o município e financiamento do Ministério da Saúde.
A FarUni, por meio de recursos financeiros da própria instituição, também produzirá Florais de Bach, cápsulas antiestresse para o atendimento específico de alunos da UNIFAL-MG que estejam com transtorno mentais leves, entre outras indicações, destacou o Prof. Tiago.
Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, mestra em Ciências Aplicadas à Saúde e farmacêutica responsável da FarUni, ressalta que um dos objetivos da farmácia é que o acadêmico tenha uma formação técnica e humanística e uma prática ideal pelo contato com os pacientes durante a dispensação dos medicamentos e o acompanhamento farmacoterapêutico do paciente que esteja com descontrole no tratamento da pressão arterial e na glicemia.
Todo paciente que necessitar poderemos fazer um acompanhamento farmacoterapêutico ressaltou Danielle Marrafon/Foto: Gilson Leite
Para que o paciente possa retirar os medicamentos na FarUni, é necessário que ele apresente uma prescrição do SUS (receita) dos medicamentos, assim poderá ter o acompanhamento farmacoterapêutico após a verificação da necessidade, ressaltou Danielle Marrafon.
A farmacêutica responsável destaca que a FarUni recolhe medicamentos vencidos que as pessoas tenham em casa, a fim de que seja feito um descarte correto para que não se prejudique o meio ambiente.
Confira a reportagem em vídeo:
Mais informações:
Farmácia Universitária
Rua Antônio Carlos, 551 no centro
Telefone: (35) 3701-9519
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 7h às 11h e 13h às 17h
Mín. 15° Máx. 28°